segunda-feira, 1 de junho de 2009

Airbus some durante vôo para Paris.

Os motivos para o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, seguem desconhecidos. De acordo com a Aeronáutica, o voo 447, que deveria ter chegado a Paris às 6h10 (horário de Brasília), pode ter tido problemas técnicos. Durante o voo, a 1.228 quilômetros de Natal, a aeronave informou perda de pressurização e falha no sistema elétrico. O diretor de comunicação da companhia, François Brousse, declarou que também é possível que o avião tenha sido atingido por um raio.

Outra possível causa é a condição climática da região onde o avião teria desaparecido. Trata-se da chamada zona de convergência intertropical, onde há a formação de muitas áreas de instabilidade, com raios e tempestades. De acordo com a meteorologista da Climatempo, Fabiana Weykamp, esta hipótese não pode ser descartada, mas ela destaca que esta zona de convergência intertropical é muito conhecida de pilotos e companhias aéreas. Portanto, esta instabilidade da região seria levada em conta no plano de voo da aeronave da Air France.

O comandante Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, acredita que de fato a aeronave passou por uma região de turbulência e que isso teria levado a uma falha estrutural seríssima, causando até uma explosão.

"Nós não podemos especular, mas as informações fornecidas pela companhia aérea são fatos. Foi divulgada a informação que a aeronave passou por turbulências e foi atingida por raios. Sabemos que um raio muito forte pode causar falhas estruturais sérias, como a perda de uma asa ou de um parte frontal. Nesse último caso, o raio pode entrar pelo radar e provocar um buraco na aeronave, que se desmancha em pleno voo", explica o comandante.

Segundo ele, essa é a explicação que se pode ter, no momento, diante das informações e considerando que se trata de uma aeronave de grande porte, com 60 metros de envergadura de cada asa. Ele lembra ainda que a aeronave tinha bastante combustível, pois apesar de ter voado oito horas, ainda tinha três horas de combustível para voar.

O voo 447 levava 126 homens, 82 mulheres, 7 crianças e um bebê, além dos 12 tripulantes - 3 tripulantes técnicos e 9 comissários. O nome dos passageiros ainda não foram divulgados pela companhia. Segundo a companhia, a aeronave entrou em funcionamento em 2005 e recebeu manutenção pela última vez em 16 de abril deste ano.

Em seu terceiro comunicado sobre o desaparecimento do voo AF 447, a Air France informou que já transmitiu ao bureau de investigação e análises para segurança de aviação civil, o organismo responsável na França pelas investigações técnicas de acidentes e incidentes aéreos, e para a Airbus, fabricante do avião, as informações que tem em seu poder sobre o caso.

Fonte: Estadão.

*************
Será que foi raio, caiu ou o avião foi para a Ilha do Lost?
Mais difícil que decidir o que houve é entender como que, com tanta tecnologia, ainda não encontraram o avião. Parece que voltamos no tempo. Coitadas das pessoas que estavam no vôo e dos seus familiares. Posso imaginar o pânico deles antes do avião cair, porque por mais que a morte deva ser durante a queda e antes da dor do impacto, o terror de saber que estão caindo deve ser extremo. Deus proteja todos os passageiros e seus familiares.
**************

Nenhum comentário:

Postar um comentário