quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mulheres x Futebol

O título ficou como "Mulheres x Futebol", mas se aplica para todos os esportes ditos como masculinos: surfe, polo, boxe entre outros tipos de lutas, beisebol e assim segue uma vasta lista com muitos esportes definidos como "coisa de homem". Claro quem nem todos pensam assim, para nossa sorte, garotas. Mas ainda hoje noto uns olhares estranhos quando, ao me convidarem para algum programa qualquer, respondo: "não posso, tem jogo do Grêmio". Ou então quando estou surfando e, no mar, sou a única menina presente. Nesse caso não é necessariamente uma reclamação. Tudo tem seus prós e contras nessa vida e, às vezes, pode ser até bem interessante.
O que me irrita mesmo é ouvir frases do gênero: " isso é coisa para homem" , " mulher não entende dessas coisas" ou " lugar de mulher é no tanque e não no estádio (mar, ringue, pista, etc.)". Isso, pensando do ponto de vista psicológico, me parece, um pouco, um certo medo da ala masculina de serem, literalmente, superados pelas mulheres. Claro, pois se já os superamos muitas vezes no campo profissional, acadêmico e nem se fala então em áreas mais emocionais, nas quais estamos e sempre estivemos anos-luz à frente deles, imagina agora querer comandar nos esportes também?
Chega a ser irônico porque nós, do sexo frágil, não queremos superar ninguém, nem chega a ser uma competição. Simplesmente queremos um pouco de diversão atuando ou mesmo conversando sobre os esportes, sejam eles quais forem. Admiro muito os homens que apoiam mulheres que praticam esportes, que incentivam elas a seguirem em frente no jiu-jitsu, no golfe ou no futebol. Aqueles que, com paciência, ensinam para as mais desentendidas o que é impedimento, período das ondas e bandeira amarela. Esses sim não têm recalques e além do mais, sabem que incentivando esse lado esportivo, terão companheiras para vários tipos de bate-papos, não só para fazer D.R. e, quem sabe, até uma cia para a prática do esporte.
Abaixo alguns clicks de mulheres bacanérrimas pioneiras em alguns esportes "casca-grossa":
* Margot Rittscher, pelo que se tem notícia, foi a primeira mulher a pegar onda no Brasil. Essa fotinho é da década de 30, hoje ela está com 92 anos.


** Não parece, mas é: Duda Yankovich, primeira boxeadora brasileira (radicada, pois ela é natural da Sérvia) a ganhar um título mundial no esporte.




*** A italiana Maria Teresa de Filippis foi a primeira das 5 mulheres a disputarem corridas de Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário