quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Em meio à uma guerra...Campal.


Ainda fico bastante chocada com as cenas que, por meio da televisão, volta e meia invadem a sala da minha casa. Me refiro ao final do jogo televisionado, há quase duas semanas atrás, entre o Coritiba e o Fluminense, no estádio do Coritiba. Um fato vergonhoso não só para o meio futebolístico, mas para todo e qualquer brasileiro que tenha consciência do que significa a palavra "civilizado". O que vimos ali foi uma legião de pessoas enfurecidas, enlouquecidas e primatas, que por um motivo tosco, iniciaram uma legítima guerra campal.

Esse assunto dá muito pano para manga, mas o que me choca realmente, além do desespero dos torcedores pacíficos que estavam diante de uma batalha, é ver o que leva o brasileiro ao descontrole: não é a corrupção que assola o noss país - onde aqueles em quem votamos são os mesmos que nos roubam escancaradamente; a ira coletiva não é por causa das eternas greves que oscilam entre escolas e bancos, ou pelas agressões constantes que a natureza vem sofrendo ano após ano; a revolta não é por vivermos em um país refém da violência onde o crime é mais organizado que o próprio estado; o drama não é a desigualdade social que nos deparamos todos os dias quando saímos de casa. Claro que não, isso tudo é quase banal, nossa revolta é passiva. No país do futebol e do carnaval as preocupações são outras.

Imagino que a União faça a Força. E, sendo assim, me pergunto para onde canalizamos essa força? Definitivamente para o lado errado. Não é possível que se leve tão á sério - a ponto de matar ou morrer - algo que deveria ser lazer. Ou que ao menos, já que futebol é assunto de vida ou morte, que também outros temas sejam levados a esse mesmo nível.

Por agora acabaram-se os campeonatos. Trégua. Ainda tenho a (leve) esperança de que as pessoas possam olhar para os lados e refletir sobre tudo isso - o mundo que está sendo virado de cabeça para baixo - e que não fiquem apenas esperando pelo carnaval chegar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário