sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

... O Rio de Janeiro continua lindo!


Estou ciente que o título deste post é completamente clichê. Mas não tem outro jeito. O Rio de Janeiro realmente continua lindo! Maravilhoso! Abençoado. Eu não conhecia o Rio até então, e talvez essa seja a explicação para todo esse deslumbramento que não me larga e que me faz cantarolar essa canção do Gil algumas vezes por dia.

Me identifiquei muito com tudo lá. A cultura praia, despreocupada que aparece claramente no jeito que o carioca encara a vida. No trânsito em que os táxis imperam, no modo de se vestir mostrando o tom de pele bronzeado, nos "pés sujos" que lotam no fim do dia, na corridinha pela orla para deixar o corpitcho em forma. Uma vibe única que ultrapassa os problemas sociais enfrentados pela população da cidade.

E não é que o carioca feche os olhos para a realidade e toque sua vida como se nada estivesse acontecendo. Isso seria impossível numa cidade onde a favela está lado a lado com o asfalto. A praia é um dos lugares mais democráticos do mundo e embora eu não tenha visto nenhuma cena de violência, se pode ver quem é quem ao andar na rua. A verdade é que lá, apesar das diferenças sociais serem bem claras, o clima praiano faz com que a maioria da população transmita um ar de bem com a vida.

O que realmente me chocou foi o cheiro ruim que exala das ruas quando se anda por Copacabana e Ipanema. Não sabia que o Rio já tinha essa fama de ser fedorento. Aliás, acho que comparado à baleza do lugar isso é facilmente esquecido. Tudo é lindo. A lagoa, a água do mar, os morros iluminados à noite, a lua nascendo no mar, o Cristo Redentor que pode ser visto de vários cantos da cidade, de braços abertos como se fosse abraçar tudo e todos. Sem explicação. Não é a toa que foi considerado uma das 7 maravilhas modernas.

Mais um pontinho no mapa e esse é com muito orgulho, pois além de ser uma viagem que sempre quis fazer e que foi muito especial, é no Brasil. Com certeza um dos lugares mais bonitos que já tive o privilégio de conhecer. Agora só penso em voltar...

Um comentário: