domingo, 13 de dezembro de 2009

O Comex e suas Nuances

Comex, para quem não sabe, é a sigla que denomina Comércio Exterior no Brasil, que é a minha profissão. Já escrevi um post sobre marketing, minha segunda e também amada profissão. Porém eu utilizo o mkt indiretamente no meu trabalho. Aplico os meus conhecimentos sobre o tema diariamente nas minhas funções, nos meus clientes, na própria empresa, mas não é essa a minha área de atuação principal.

Minha vida gira em torno do comércio exterior. Uma profissão que, em um primeiro momento, me cativou por causa das viagens internacionais as quais poderia fazer. E em um segundo momento, me encantou pela complexidade do que é e pelo dinamismo da profissão. É uma atividade de cunho coletivo do início ao fim. É uma cadeia de pessoas que precisam se auxiliar mutuamente para que o fim possa ser alcançado. Tem a indústria que importa ou exporta algo, esse é o fim óbvio. Mas até esse fim chegar muitas pessoas estão envolvidas. Nesse quadro temos os despachantes (eu!!); os agentes de carga (que pode ou não ser eu de novo!!); a Receita Federal e toda a sua burocracia,; as transportadoras, cias aéreas e armadores; os traders; e todos trabalhando em um conjunto impressionante para levar e trazer coisas no lugar certo, na hora apropriada e na quantidade exata.

Falando assim pode parecer simples, mas se considerarmos que é tudo relacionado à uma legislação que hoje aponta para um lado e amanhã pode apontar para o oposto, já tráz uma outra proporção ao negócio. Dificuldades no comércio exterior são comuns. Seja com a alta burocracia que varia de país para país, e nesse quesito o Brasil ganha disparado. Seja com as barreiras tarifárias existentes, com o alto preço dos fretes que nos deparamos dia após dia, com clientes leigos que não entendem nada de nada e só querem saber de levar o produto "lá" agora, com monopólios declaradados de armadores e cias aéreas que não te deixam qualquer opção, com o governo, com o dólar, com os parceiros (pois tudo é uma grande parceria), com as multas, bom, se for continuar vou ficar aqui até amanhã. Não vale a pena.

Ou será que vale? Nos meus alguns anos de estudo e trabalho no ramo posso dizer que vale a pena, pelo menos para mim. As adversidades cotidianas servem de estímulo para continuar e aprender sempre mais. Aliás, nada como uma exportação aparentemente impossível, que termina se concretizando e que deixa o cliente totalmente satisfeito. Isso é o que há de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário