sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Verdadeiro Inimigo.

Essa semana fui ver o filme brasileiro que já mobilizou mais de 1 milhão de pessoas no país. Tropa de Elite II - O inimigo agora é outro, assim como o primeiro, foi muito bem produzido, dirigido e escrito.

Há de se ter em mente, é claro, que se trata de uma obra de ficção, mas no decorrer do filme nos questionamos até que ponto a arte imita a vida. Fora uma ou outra cena mais hollywoodiana, a trama traz a tona tanta ou mais polêmica que o Tropa de Elite I. Não vou contar o filme, mas posso adiantar que quando as luzes se acendem, é quase palpável a dúvida que perambula pelas faces inquietas da plateia: "será que é assim na vida real?". Acho que muita coisa é, talvez em outros contextos ou proporções, mas inclusive concordo que o nosso verdadeiro, e pior inimigo, é o próprio sistema que nós mesmos criamos.

Não sei se seguraram a estreia do filme para depois do primeiro turno das eleições. Pode ser. Bem provável. Mas é uma pena, até porque a mensagem dele é clara. Aqueles que fazem do sistema o que ele é, não estão lá por acaso, estão lá democraticamente. Nós elegemos Sarneys, Collors, Lulas e Dirceus, logo também é de responsabilidade coletiva tudo o que acontece à nossa volta.

Para finalizar, uma ode ao grande ator Wagner Moura, que novamente se esmerou na interpretação do seu personagem, o Capitão Nascimento, já uma lenda do cinema nacional. Inteligente, corajoso, intenso, íntegro e apaixonante! Ô lá em casa...

Um comentário:

  1. ERRATA: O filme não é puramente uma obra de ficção. Lendo um artigo na ZH de domingo descobri que ele foi baseado na CPI das Milícias, ocorrida no RJ. É...complicado... O buraco é bem mais embaixo.

    ResponderExcluir