segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cow Parade.



Muitas pessoas, assim como eu, estavam ansiosas pelo início da Cow Parade em Porto Alegre. Para os desinformados, se trata da exposição de vacas feitas de fibra de vidro e em tamanho natural, que os artistas da cidade podem pintar, desenhar, enfim, fazer arte nas vaquinhas e depois colocá-las em pontos estratégicos da capital.

Que ideia legal!! Minha ansiedade não era só por se tratar, também, de um projeto em que o meu primo, o designer Pirecco, está participando (no detalhe: a fota é da vaca dele!). Mas, principalmente, por saber que um evento como esse deixa a nossa cidade mais viva, colorida e feliz.

Depois de ter passado por diversas cidades ao redor do mundo, a Cow Parade então, chegou até aqui. Estive na festa de estreia do evento. Vi as obras, cumprimentei os artistas e o clima era de pura empolgação para soltar a bicharada na rua de uma vez. Mas logo no amanhecer uma má - muuuuuito má - notícia. Roubaram uma vaca. A revolta foi geral. Onde já se viu povo tão ignorante, mal educado, sem cultura e sem carater? Não estou generalizando, é claro. Mas fiquei estupefata, pois nós gaúchos, temos a ilusão de vivermos na "Europa" do Brasil. Nós achamos que somos os mais politizados, cultos e intelectuais do país. "Por que não dividir o Sul do resto do Brasil?" - outrora muitos já se perguntavam. Quanta pretensão!! Nos 50 lugares que a exposição já foi vista - incluindo Rio e São Paulo - nunca havia ocorrido nada do gênero.

Os ladrões devolveram a Cowo(p)tica. Depois, contaram uma história para vaca dormir, mas como sou sempre a favor do benefício da dúvida, prefiro aceitar a péssima história deles, do que acreditar em tamanha maldade e estupidez humana.. Mas não adianta, pois depois disso outras já sumiram, e em outra já atearam fogo e tentaram pichar uma outra, e ..... a expectativa agora mudou. Se antes era de alegria, de como seria a reação das pessoas ao chegarem na farmácia e se dar de cara com uma vaca. Agora é torcer para que chegue no fim da exposição, e as vacas - que restaram - estejam intactas. Absurdo. E absurdo ainda maior, é que essas obras de arte depois serão leiloadas por uma causa beneficiente. Se o povo não tem cultura, ok; respeito pelos artistas, tampouco; se não tem educação, não é novidade, ... agora, que tenham pelo menos, solidariedade.

2 comentários:

  1. Morri de vergonha quando soube desses acontecimentos ... parece que tenho parte da culpa pelo comportamento dessas criaturas (não dá para chamar de pessoas ).
    Inacreditável !!
    Ou como bem falaste, muitos acreditam que somos superiores aos restantes (hã?) ou então reclamam que não somos atingidos da forma que merecemos (?) pela cultura que acontece no centro do país.
    Mas e aí, quando vem uma exposição que roda o mundo, fazemos coisas dignas de comportamento da era da pedra.
    Vergonha, morri de vergonha do mundo inteiro saber que isso ocorreu aqui.

    Respeito, muitos não sabem o que significa.
    Triste !

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Guria, pior...ainda tem essa de reclamarmos que nada chega até aqui... palhaçada!!!!

    ResponderExcluir