sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gírias Idosas

Está aí um assunto interessante e, embora idoso, nunca sai de moda. Aliás, tem até comunidade no orkut que homenageia as gírias idosas da qual, inclusive, faço parte.

Um tema leve e divertido para uma sexta-feira chuvosa:

Tem duas gírias que utilizo e escuto muito ultimamente. Claro, pois começei a falar e as minhas amigas já incorporaram, então agora todo mundo usa: Broto e Bisca. Óbvio que não inventei nenhuma das duas, embora seja bastante criativa e "dona" de algumas palavras, também presto atenção quando escuto alguma coisa nova-antiga de alguém, que eu ache divertida. Essas duas são em homenagem à minha ex-coleguinha do pós, a Renata.

Broto = algum HOMEM (ou guri) bonito, ou mesmo o namorado, pois se alguém "namora" é porque pelo menos para a pessoa, o outro é bonito. Antes as meninas novinhas eram os "brotos", até porque broto, no sentido literal, é algo que está crescendo... =P
Mas a Rê usa "e aí Laura, como é que tá o broto?" ou "deixa eu te contar a última que o broto me aprontou". E ela também fala das biscas, que antes de aderir, eu chamava de "xuranhas": "Bah, mas aquela bisca não pára de olhar pro meu broto" Hehhehehe. Ou "o que essa bisca quer futricando no meu orkut?" ou ainda me chamando "carinhosamente": "e aí sua bisca, biscateando muito?" =0) saudades das aulinhas do pós.

Aí esses dias escutei uma gíria novíssima-antiguíssima aqui no trabalho. Essa eu nunca tinha ouvido antes e nem sabia o que significava. Cheguei na empresa um belo dia pela manhã e quando estava subindo as escadas o meu colega solta "Mas tu tá um pitelzinho hein Laura". ???? "Pitel, Laura!" ???? Não sei o que é isso. E ele para me incomodar falou para eu procurar no Google. Aí achei que pitel, há muuuuito tempo atrás, significava uma menina sexy, muito atraente, enfim. Depois descobri que essa gíria já está voltando com tudo lá pelo Rio e Sampa. Aqui ainda é novidade, ou pelo menos era para mim.

Bacana e supimpa para definir algo legal, também escuto bastante. Tem uma que meu namorado fala e eu acho muito legal, mas ainda não incorporei: "Xarope". Mas não é que o cara seja um chato, é que o cara é tão bom que incomoda os outros: "Namorada, publiquei um artigo que saiu nos jornais, tô ficando xarope hein!!" Ou algo que como toda boa gremista discordo, se bem que agora, devido a realidade, nem escuto tanto: "Mas o colorado tá xarope!!! Ganha todas!!!" Esses tempos, uma amiga minha, a Paola, ressucitou também a gíria "maroto". E ampliou para "vamos fazer uma marotagem?" tipo sair com as amigas para "marotear" um pouco. Acho muito engraçado e ela falando então, é hilário!!

Nossa, mas que Post cheio de "aspas" esse!!!!

4 comentários:

  1. Ai amiga!
    Tu sabe que a do xarope eu uso direto?
    Normalmente um pouco maior, tipo, "xarope a situação", quando uma coisa foi muito legal... E não acredito que tu não conhecida a do pitel!!! Hauhauahau!!
    Eu tenho um colega de trabalho que é o rei das gírias idosas... Ele falava "tric-tric rolimã", "xôs-de-loc", "trigo limpo" e mais umas que só Deus sabe de que século ele tirou... Muito engraçado!!! Beijos garouuuta marouuuuta!!!

    ResponderExcluir