quinta-feira, 25 de novembro de 2010

É uma guerra civil.

Escrevi há bem pouco tempo atrás sobre o filme Tropa de Elite II. E agora o site da Globo está passando, ao vivo, a sua versão na vida real..

Sim, mais uma vez nos deparamos com uma guerra civil em solo brasileiro. Ônibus queimados, tiroteios em praça pública e cárcere privado de boa parte dos habitantes, são apenas alguns dos tantos elementos desse filme de terror que está passando no Rio de Janeiro, a cidade das olimpíadas de 2012. Medo.

Alguns reclamam que é golpe da mídia, que a "coisa" não é assim tão ruim na cidade maravilhosa. Compreendo que a imprensa é por deveras sensacionalista em casos assim, mas não é o William Bonner que está ateando fogo nos transportes públicos. Ou pelo menos não que eu saiba, pois no mundo psicopata em que vivemos, eu não duvido de mais nada. Mas os responsáveis por isso, em um primeiro momento, são os traficantes. Aqueles que moram lá na favela e põe a mão na massa.

Em um país onde o tráfico parece ser mais organizado que o próprio estado, não me admira que muita gente torça para que os "patrões" ganhem a guerra. Quando um dos lados não cede começa então a batalha com mortos, feridos e manchetes internacionais. Ou seja, além de um golpe contra a sociedade, trata-se de mais uma vergonha nacional. Vergonhas temos de sobra e todas se relacionam: interesses individuais que se sobressaem aos públicos, questões de necessidades básicas que nunca são resolvidas, a péssima gestão pública, a já conhecida inversão de valores, a famosa corrupção ... e por fim, o caos generalizado que tomou conta do Rio desde o começo da semana.

Muitos pensamentos me vêm à cabeça: penso em quem financia o tráfico, pois se não houvesse um número tão grande de usuários não haveria a droga. Penso nos "cabeções" por trás dos traficantes do "front" que enfrentam os policiais, morrem hoje e amanhã já são substituidos. E penso ainda nos inocentes que estão lá, sem nada poder fazer.

A ideia das UPP´s me agrada. Acredito que possa ser um começo do fim desse tipo de drama que vivenciamos nos últimos dias. Mas é só o começo. Não adianta nada se não tivermos todos engajados pela causa. Escutei que "para cada carro queimado, deveriam queimar uma cela do presídio". Isso não é a busca pela paz, mas em situações como essa, não posso deixar de concordar. ** Em parte quero que se explodam milícia e traficantes juntos, depois podem aproveitar e tocar fogo na assembléia e no senado. Aliás, numa dessas, que ponham uma bomba no país inteiro!! Muitos inocentes morreriam, mas já não morrem tantos todos os dias?? Pelo menos daí começaríamos do zero... quem sabe então, poderíamos começar a pensar no Brasil como o país do futuro.

** Momento devaneio-psicótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário