terça-feira, 14 de julho de 2009

Um Pouco de Marketing.

Estive com meu orientador ontem e estou empolgada com o meu TCC!! Ainda mais agora que conseguimos estender o prazo de entrega com a Ufrgs. Ganhamos mais um mês para nos puxarmos no trabalinho.

Não foi à toa que escolhi marketing para ser o meu curso de pós-graduação, pois desde que estava na faculdade me interessava mais sobre as cadeiras de marketing e RH, porque o comportamento humano sempre me fascinou muito, em todos os sentidos. Minha monografia de graduação já tinha sido sobre marketing de relacionamento e foi demais pesquisar sobre isso. Sobre como as empresas podem estreitar as relações com seus clientes, cativando-os e fidelizando-os. Porque nesse mundo globalizado de acirrada concorrência, quem consegue captar e fidelizar seus clientes, está podendo. E nem digo todos os seus clientes, embora esse fosse o ideal, mas sendo alguns já está valendo.

Aí acabou a faculdade, finalmente. E um tempo depois começei a fazer esse pós. Como está valendo a pena. Todas as aulas foram simplesmente mágicas. A turma é nota 10, um monte de colegas camaradas e os profes idem. Teve uma aula que me lembro direitinho, com a professora Cristiane, sobre tipos de clientes: os fieis que sempre vão aos mesmos lugares e os infieis e oportunistas, sempre de olho em quem oferece o melhor (preço, produto, propaganda ou praça: o famoso 4 Ps, viva o senhor Kotler!!). Aí você compara isso com a realidade e vê se fecha com outros aspectos da vida mesmo.

Pessoas fiéis, tem para caramba; os oportunistas, claro que também tem. Vale a pena refletir: será que sou do tipo que vou sempre nas mesmas lojas, restaurantes, peço com freqüência o mesmo prato? será que faço isso porque para mim é importante ser conhecido pelo garçom, ou quando a loja me manda um catálogo fresquinho, porque sou cliente vip? Ou será que faço o outro tipo: gosto de experimentar novas coisas? ir sempre em lugares diferentes? nem para abastecer o carro vou no mesmo posto de gasolina?

Parece piada, mas não é. No dia dessa aula, fui para a casa pensando como eu me comporto. E aí pensei que só a minha manicure mesmo que pode se dar ao luxo de dizer que sou uma cliente assídua. De resto, pffffffff... e será que isso faz de mim uma pessoa infiel em outros pontos da minha vida? Acho que não. Não sou de tipo que rapina as amigas, ou que passa a perna nos colegas de trabalho e muito menos traio meu namorado. Acho que contrario a regra, se é que há regra para isso. Não dá para dizer também que só porque o tiozinho vai todo domingo na mesma churrascaria, que de vez em quando ele não pule a cerca. Mas vale o pensamento.... as pessoas criam as suas prioridades e dependendo de como for, agem em favor disso.

Sou oportunista simplesmente porque, normalmente quando abasteço, meu tanque está na reba e não vai dar para chegar no postinho que conheço a frentista, que é tri legal. Ou então não almoço no Marcus todos os sábados, e nem compro sempre os meus sapatos na Datelli simplesmente porque ainda não sou rica. Ou ainda não compro a mesma marca de shampoo porque não faz bem para o meu cabelo e tem sempre uns lançamentos mais modernos. Também não faço a mínima questão de que o garçom saiba meu nome, não vou toda terça feira no barzinho tal, dificilmente peço o mesmo prato e tendo a oportunidade de fazer coisas novas e interessantes, não penso duas vezes.

Agora, por outro lado, têm certas coisas que eu não abro mão: se for para tomar que seja coca-cola ou heineken, aí vai depender do momento; se for pra fumar (uuiiii) que seja marlboro light, se for McDonalds que seja o número 1 (com coca-cola e nuggets no lugar das fritas), se for para beijar que seja única e exclusivamente meu namorado. =)))

Fica abaixo uma dica, para quem gosta, de um livro bacanérrimo que eu li esses tempos que compara marketing com relacionamentos amorosos. É hilário, bem gostoso e fácil de ler, e aborda os principais temas de marketing, e, claro, relacionamentos:
A Fila anda, mas não empurra que é pior. Do gaúcho André Figueiredo Maciel.
************

Nenhum comentário:

Postar um comentário